Anvisa ajusta formulário de importação para incluir prescrições de odontologia

Anvisa ajusta formulário de importação para incluir prescrições de odontologia

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Apesar de legal, a especialidade não podia ser selecionada ao preencher os dados na plataforma, o que gerava insegurança tanto para os dentistas quanto para os pacientes.

Depois de mais de cinco anos da resolução de importação em vigor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalmente colocou “odontologia” na lista de especialidades da plataforma.

Apesar de os cirurgiões-dentistas terem autorização para prescrever produtos à base de cannabis, a atividade não constava na plataforma online. 

Na hora de preencher o formulário eletrônico, a única opção que aparecia era colocar o registro profissional de médicos. 

Sem o registro de odontologia

Importar cannabis não é tão simples como uma roupa ou perfume. Além da prescrição médica, é necessário uma autorização excepcional e individual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Desde que foi regulada em 2015, o número de solicitações aumenta a cada ano. Só em 2021, mais de 40 mil pessoas pediram uma autorização em 44 especialidades diferentes. 

Entretanto, apesar de serem autorizados a emitir receitas, não havia a opção de colocar o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). 

Limbo jurídico

De acordo com a Portaria SVS/MS nº. 344/98, restringe ao cirurgião-dentista a prescrição de substâncias e medicamentos sujeitos ao controle especial apenas para uso odontológico (artigo 38 e 55, § 1º). 

Isso quer dizer que estes profissionais não podem prescrever para outras queixas que não estejam relacionadas à sua área de atuação. Contudo, não tinha como colocar a especialidade no formulário da Anvisa.

Inclusão

Em entrevista ao Sechat, o cirurgião-dentista Guilherme Martins relatou que o conselho do distrito federal dos dentistas protocolou uma inquisição junto à Anvisa em outubro de 2021.

Contudo, a mudança foi feita apenas nesta semana. 

Agora, ao preencher o cadastro da agência, já há a opção de inserir odontologia no rol de especialidades. E até no campo em que pedia o CRM do médico, pede apenas o registro profissional. 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas