• 16 de maio de 2022

Anvisa aprova produto com mais de 0,2% de THC pela primeira vez

 Anvisa aprova produto com mais de 0,2% de THC pela primeira vez

Foto: Vista Criate

Diferente dos demais, o novo produto possui 2,4% mg/ml de THC e é indicado para o tratamento de dores, HIV e até para estimular o apetite.

Ontem (09) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o 16º produto à base de cannabis para a venda nas farmácias. Contudo, essa é a primeira vez que o extrato possui mais de 0,2% de Tetrahidrocanabinol (THC).

Trata-se do extrato de cannabis sativa Greencare com concentração de 96 mg/ml de Canabidiol (CBD) e 2,4 mg/ml de THC. Esse último composto é conhecido por gerar os efeitos psicotrópicos da maconha

Antes, produtos com concentrações maiores de THC só eram obtidos através de processos de importação. 

Foto: Vista Criate

Para que serve?

De acordo com a empresa, a nova formulação será destinada para condições que provocam dores crônicas, como fibromialgia, dores oncológicas, transtornos neurocognitivos, câncer, HIV e até para estimular o apetite. 

Esse é o quarto produto derivado da planta aprovado pela Anvisa da farmacêutica GreenCare através da Resolução 327. Além do óleo, a empresa também possui outras linhas de produtos, que precisam ser importadas. 

Contudo, nenhum dos produtos aprovados estão nas farmácias ainda. A expectativa é que eles estejam disponíveis nos próximos meses.

Primeiro remédio com mais de 0,2% de THC

Embora existam outros 15 produtos feitos com cannabis com o aval da agência regulatória, este é o primeiro que possui uma quantidade maior do THC, o que significa pouca concorrência.

Isso porque produtos com concentrações maiores de Tetrahidrocanabinol são os mais indicados para o tratamento de dores crônicas, HIV e alguns tipos de demência, como Alzheimer.

“A diferença nas concentrações é importante, pois possibilita alternativas terapêuticas diferenciadas para o atendimento, considerando a diversidade de indicações e perfis de pacientes”, explica o CEO da empresa, Martim Prado Mattos ao portal Metrópoles. 

 

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias