Anvisa permite produção de canabidiol em território nacional por laboratório mineiro

Anvisa permite produção de canabidiol em território nacional por laboratório mineiro

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Ease Labs fabricará o produto, que poderá ser comprado em farmácias e drogarias, por meio de receita especial e mediante prescrição médica

Com informações da Agência Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta segunda-feira (28) a fabricação de mais um produto à base de cannabis em território nacional, desta vez pela empresa mineira Ease Labs Laboratório Farmacêutico.

Segundo a Agência Brasil, antes dessa liberação, outros 22 produtos derivados da cannabis foram autorizados pelo órgão. Destes, 13 são outras versões do canabidiol.

A concentração do produto deverá ser de 100mg/mL de canabidiol e, de acordo com as normas da Anvisa, o produto não deve conter mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC). Sua venda poderá ser feita em farmácias e drogarias, mediante prescrição médica, por meio de receita especial do tipo B, de cor azul.

A autorização está no site da agência e apresenta todas as informações do produto, como rótulo, embalagem e folheto informativo. 

Há também um termo de consentimento, a ser preenchido e assinado pelo paciente, formalizando seu conhecimento dos possíveis efeitos adversos da utilização do canabidiol.

Leia também: Instituto Anandamida lança guia de prescrição de cannabis medicinal

A Ease Labs tem permissão para a fabricação de produtos à base de cannabis desde agosto de 2022 mas, com a proibição do cultivo da planta no Brasil, a farmacêutica precisa importar os insumos para a produção.

A matéria-prima que vem de fora não chega a ser a planta, mas uma espécie de cera, com uma concentração mais bruta, ou concentrada.

Dessa forma, são feitas em solo brasileiro a purificação do insumo e a fabricação do produto, no intuito de baratear a produção. Os preços de venda ainda não foram divulgados.

Green Week na Cannect: oportunidades para todos

Você sabia que a compra de cannabis para fins medicinais no Brasil é regulamentada desde 2015? Pois é, com o avanço da regulamentação, o comércio canábico tem tido cada vez mais espaço no Brasil.

Acreditando nessa na Revolução Verde, a Cannect está promovendo GreenWeek até o dia 30 de novembro, com condições especiais para pacientes, com produtos mais acessíveis, pagamento em três vezes sem juros e frete grátis (consulte condições). Vem de zap para saber mais e marcar sua consulta.

Além disso, a Dr. Cannabis, a vertical de educação da Cannect, está com até 52% de desconto em cursos sobre cannabis para profissionais da saúde e público em geral, além empreendedores do mercado canábico. Aproveite! Os cursos são online. Inscreva-se agora.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas