Búzios vai disponibilizar medicamentos à base de cannabis em breve

Búzios vai disponibilizar medicamentos à base de cannabis em breve

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Com o projeto aprovado na câmara dos vereadores, resta a sanção do prefeito, que já adiantou que não será vetado. 

Depois de uma votação na Câmara Municipal da cidade localizada no Rio de Janeiro na última terça-feira (23), os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de lei para a disponibilização de medicamentos à base de cannabis.

De autoria do vereador Aurélio Barros (Patriotas), a proposta foi aprovada em regime de urgência e segue para a sanção do prefeito Alexandre Martins (Republicanos), que já garantiu que irá aprová-la.

Após sancionada (o que pode acontecer no próximo dia 30), pacientes do município com condições tratáveis com a cannabis poderão pegar o óleo à base da planta gratuitamente nos postos de saúde, através de receita médica.

Foto: Reprodução

Inspiração

Na sessão da terça-feira, Barros contou que o motivo para virar vereador foi para criar um mundo mais inclusivo. A inspiração para o projeto de lei foi o seu filho de 18 anos, que tem autismo.

O vereador conta que o tratamento à base da cannabis mudou não só a vida do garoto, mas também uma criança que ele conheceu que possui microcefalia. Com mais de 100 crises diárias, agora não possui mais nenhuma.

O novo programa deverá atender cerca de 500 pessoas do município Autistas e pacientes com epilepsias refratárias (resistente à remédios), terão prioridade. 

Liberação de receitas médicas

Em agosto, a região dos Lagos do Rio de Janeiro, já havia aprovado, também  por unanimidade, receituários para a aquisição de remédios à base de cannabis. 

Essa é a primeira vez que uma cidade libera a prescrição. Na época, o município ainda ainda anunciou que pretendia incluir produtos derivados da cannabis na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume).

Sem uma lei federal sobre a disponibilização da cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais 12 estados e municípios têm proposto projetos de leis sobre o assunto. Contudo, apenas Goiânia tem uma lei sancionada.

 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas