Cannabis pode reduzir o uso de remédios para dormir, segundo estudo

Cannabis pode reduzir o uso de remédios para dormir, segundo estudo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A pesquisa feita com mais de um mil pessoas, mostrou que a cannabis tem o potencial de substituir tanto remédios prescritos como de venda livre

Cannabis pode reduzir o uso de remédios para dormir, segundo estudo
Foto: Freepik

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, parte dos norte-americanos estão trocando medicamentos para dormir pela cannabis.

O estudo, publicado em outubro do ano passado, mostrou que mais de 80% dos 1.255 usuários de maconha não utilizam mais remédios para pegar no sono, sejam eles prescritos ou de venda livre.

Em vez disso, preferem utilizar a erva fumada ou vaporizada, principalmente por causa da ação rápida. 

Metade dos participantes da pesquisa, ainda relatou a preferência por cepas de cannabis contendo CBD (canabidiol) e um terpeno chamado mirceno. Trata-se de uma substância aromática também encontrada em outras plantas, como manjericão e lúpulo. 

Leia também: Cepas de cannabis: O que são e suas variedades

Atualmente, já há evidências científicas que mostram que o terpeno possui efeitos relaxantes que induzem o sono. 

Outros efeitos

Ainda segundo os resultados do estudo, os consumidores destacaram que o uso da cannabis os deixam mais renovados, focados e capazes de funcionar melhor durante o período da manhã, em comparação com o uso de remédios para dormir. 

Por outro lado, parte deles também relatou se sentir mais sonolentos, ansiosos e irritados pela manhã, além de outros efeitos colaterais, como boca seca e olhos vermelhos.

Outros estudos

Por outro lado, outros estudos já destacaram o uso da cannabis para o tratamento da insônia. Investigações que abordam principalmente o óleo de CBD.  

Uma pesquisa publicada na revista científica JANA (Journal of the American Nutrition Association), por exemplo, sugere que baixas doses de canabidiol são tão eficazes quanto a melatonina, o hormônio indutor do sono. 

Outro estudo publicado no periódico Experimental and Clinical Psychopharmacology e realizado na Universidade da Austrália Ocidental, apontou uma melhora de 36% nos voluntários que receberam a cannabis no tratamento da insônia crônica. 

Há investigações que apontam até para uma melhora da qualidade do sono. De acordo com uma pesquisa publicada em 2014 no Journal of Psychopharmacology, a cannabis tem o poder de aumentar o tempo de sono.

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de compra do produto.

Só na Cannalize você pode tirar suas dúvidas gratuitamente sobre tratamentos com cannabis através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas