Colômbia entra no mercado internacional de cannabis

Colômbia entra no mercado internacional de cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A Flora Growth reconheceu a conclusão das regras de exportação de flores de cannabis na Colômbia e prepara a primeira exportação sob novos regulamentos.

A Colômbia possui os regulamentos necessários para permitir que empresas colombianas de cannabis, incluindo a Flora Growth, exportem flores com THC e CBD em âmbito global. 

A empresa é uma cultivadora e fabricante líder de produtos e marcas globais de cannabis. 

A corporação reconheceu e aprovou a Colômbia em todas as listas de verificação necessárias para permitir a venda de flores com tetrahidrocanabinol (THC) e canabinol (CBD) para mercados internacionais por meio da Resolução 539. 

Legislação

A Resolução 539, de 2022, assinada pelos Ministérios da Justiça, Agricultura e Comércio,  regulamentou as operações de comércio exterior de sementes para semeadura, grãos, componentes vegetais, plantas de cannabis, cannabis, derivados de cannabis e produtos relacionados.

Dessa forma, os interessados em importar sementes para sementeira, grãos, componentes vegetais, cannabis e seus derivados, terão de solicitar uma licença de importação e entrar nas zonas francas na Janela Única de Comércio Externo (Vuce), onde as autoridades competentes analisarão e aprovarão com base no Decreto 925, de 2013.

Entrando no mercado

No dia 1º de abril, o governo da Colômbia finalizou a lista de verificação regulatória de flores de cannabis sob a Resolução 539, permitindo que cultivadores licenciados com cotas de exportação, incluindo a Flora, passem por um processo de aprovação obrigatório para a exportação. 

Essas etapas de exportação incluem ajustes de cotas de 43,6 toneladas aprovadas pela Flora, permitindo que a adição de flores seja concluída em todos os contratos de compra existentes de países como Alemanha, Israel, Austrália, África do Sul, Portugal e Malta. 

Essa atualização também inclui a exigência de registros genéticos anexados a todas as cultivares com alto teor de THC.

Flora Growth

“A Flora aplaude o recente anúncio do governo colombiano, pois estamos trabalhando diligentemente para ter todas as aprovações e recursos necessários disponíveis para produzir flores com alto teor de THC, incluindo várias cepas de cannabis com níveis de THC acima de 20%”, disse Jason Warnock, diretor comercial da Flora.

O nome da fazenda da Flora é Cosechemos, e sua instalação usa apenas técnicas de cultivo de agricultura orgânica. Atualmente, é capaz de produzir 600 quilos de cannabis diariamente, bem como mais de dez mil quilos de derivados de cannabis anualmente.  

A propriedade conta com aparelhos avançados de secagem, esterilização e sistemas de isolamento de canabinoides. 

A empresa mantém um baixo custo de cultivo, de aproximadamente seis centavos por grama, em sua fazenda licenciada. 

Impacto para o mercado colombiano 

Com a aprovação da resolução 539, a Flora agora pode incluir remessas de flores de cannabis com exportações de derivados, incluindo para suas subsidiárias Flora Lab em Bogotá, Colômbia, e JustCBD, em Fort Lauderdale, Flórida, completando a integração vertical de certos produtos do portfólio Flora, incluindo comestíveis, tópicos e outros produtos infundidos.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas