Afinal, dá pra comprar cannabis na farmácia?

Afinal, dá pra comprar cannabis na farmácia?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Talvez tantas dúvidas e malabarismos não seriam necessários se todos soubessem da possibilidade de comprar cannabis pela farmácia, e no Brasil

Foi publicada na Folha de S. Paulo, na semana passada, uma reportagem sobre farmácias de manipulação do interior de São Paulo que passaram a comercializar o óleo de CBD (canabidiol).

O que a reportagem não deixa claro é se o estabelecimento faz todo o processo, desde a extração do óleo até a adaptação dos canabinoides para as indicações específicas às necessidades do paciente.

“Isso é muito trabalho. É muito difícil porque assim ele vira um trabalho muito artesanal e muito demorado. E como garantir exatamente aquela porcentagem de canabinoides que o médico recomendou?” diz Tayara Gonçalves, profissional responsável pela Farmácia Cannect.

Talvez tantas dúvidas e malabarismos não seriam necessários se todos soubessem da possibilidade de comprar cannabis pela farmácia, e que existem estabelecimentos específicos para isso.

Até porque farmácias de manipulação não tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para trabalhar com CBD, e os estabelecimentos que o fazem só conseguem isso através de liminares judiciais, o que torna o processo mais difícil e burocrático.

Como comprar cannabis na farmácia

Ao contrário do que muita gente pensa, alguns produtos de cannabis podem sim ser comprados em uma farmácia comum, no Brasil. Porém, eles devem seguir alguns critérios.

O principal critério é a prescrição médica, antiga conhecida dos pacientes de tratamentos com cannabis medicinal que importam seus medicamentos. As prescrições aceitas na farmácia, porém, também são específicas.

  • Os produtos de Cannabis com THC até 0,2% requerem Notificação de Receita B (NRB) – Azul
  • Os produtos de Cannabis com THC acima de 0,2% requerem Notificação de Receita A (NRA) – Amarela

As receitas são específicas e exigem muito cuidado, como lembra a farmacêutica Tayara Gonçalves. “Para a amarela, todo final do mês vai ter que fazer balanço, levar na vigilância sanitária essa receita para validar, conferindo data, nome do paciente, carimbo, dosagem e dispensação correta. Já a azul fica aqui comigo disponível, caso a vigilância venha aqui fazer a inspeção, mas eu não preciso levar lá e elas não precisam carimbar.”

Isso porque, segundo o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, a dispensação dos produtos de Cannabis deve ser feita, exclusivamente, por profissional farmacêutico, em farmácias sem manipulação ou drogarias, mediante apresentação e retenção de prescrição feita por profissional médico legalmente habilitado.

Farmácia Cannect: a primeira farmácia especializada em produtos de cannabis do Brasil

A Farmácia Cannect é uma loja física especializada em cannabis medicinal. Situada em Maringá, no Paraná, a loja funciona desde maio de 2022.

A farmacêutica responsável, Tayara Gonçalves, conta que a unidade comercializa produtos de pelo menos sete laboratórios, com onze dosagens diferentes. “É uma grande quantidade de possibilidades que você pode recorrer junto com o seu médico”, diz.

Além de serem aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e estarem regularizados dentro das normas da RDC 327/2019, os produtos tem certificado de análise, bula e garantia de inspeção, o que, segundo a farmacêutica, garante a qualidade dos produtos.

“Ali a gente consegue saber exatamente quanto tem de cada componente, o que garante o que tá tomando.”

Preços acessíveis e entrega em todo o Brasil

Outro tabu a ser quebrado é o preço dos produtos, mais acessível do que se pensa. Na farmácia Cannect, os preços variam entre R$260 e R$870. Tayara também chama atenção para o custo benefício: “Eu já vendi pra paciente que o medicamento ia durar quase ano também. Aí dilui esse valor em doze meses…”

Para a entrega, a farmácia conta com logística específica, já que o correio não é apropriado para fazer este trabalho. “A transportadora tem autorização pra fazer a entrega de medicamentos, porque a gente não pode entregar pelo correio.”

A entrega em até 72 horas para todo o Brasil também facilita o início do tratamento, como lembra a farmacêutica: “Se o paciente quer começar o tratamento imediatamente, ele começa por aqui. E tem pacientes que se adaptaram muito bem com os medicamentos da farmácia. E os médicos preferem não trocar.”

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas