Hemp Oil: O que é, para que serve e como usar?

Hemp Oil: O que é, para que serve e como usar?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.

Para além dos efeitos psicoativos, a cannabis tem amplo uso medicinal. Este atributo é frequentemente associado ao óleo de cannabis, ou Hemp Oil

Foto: Freepik

Hemp oil: O que é?

O óleo de cannabis é um extrato concentrado da planta da cannabis, que pode ser produzido a partir de diferentes variedades da planta, incluindo a Cannabis sativa e a Cannabis indica. O óleo é geralmente extraído das flores e folhas da planta.

Embora o óleo de cannabis esteja sujeito às legislações de cada país, em muitos lugares ele é usado medicinalmente para tratar uma variedade de condições, como dor crônica, ansiedade, epilepsia e sintomas relacionados ao câncer. 

O óleo de cannabis pode ser de três tipos: full-spectrum, broad-spectrum e isolado.

Full-spectrum (Espectro Completo) 

Hemp Oil Full-Spectrum são basicamente óleos de cannabis de espectro completo, ou seja, fitofármacos produzidos com a planta inteira.

Este tipo de óleo contém uma variedade de canabinóides, incluindo o THC, THCA, CBDa e o CBN entre outros. Bem como os terpenos e outros compostos, como os flavonoides, proteínas, fenóis e esteróis.

Broad Spectrum (Espectro Amplo)

O Óleo de Cannabis de Espectro Amplo se assemelha ao de Espectro Completo, porém com menos fitofármacos.

O Óleo de Cannabis Broad Spectrum é extraído de forma a remover o componente THC (Tetrahidrocanabinol), normalmente mantendo todos os fitoquímicos restantes.

Óleo de Cannabis Isolado

O Óleo de Cannabis Isolado tem seu uso um pouco mais restrito. Trata-se de um óleo feito de maneira sintética, isolando o fitoquímico principal, o CBD (Canabidiol).

Para que serve o óleo de cannabis (Hemp Oil)?

O óleo de cannabis tem funções variadas, que dependem do tratamento ao qual o óleo foi indicado. Existem muitas enfermidades que podem ser tratadas com óleo de cannabis, que vão desde convulsões e dores crônicas até ansiedade e insônia.

Como usar o Hemp Oil?

Segundo médicos especialistas, a melhor forma de consumir o óleo de cannabis é em gotas, de maneira sublingual, porque isso facilita a absorção dos fitoquímicos pelo organismo.

Outra recomendação importante é consumir com o auxílio de alimentos oleosos, como amendoins e castanhas.

Prós e contras

O Hemp Oil é um fitoterápico que não deve ser usado de maneira irrestrita. É ideal sempre consultar seu médico sobre a quantidade de consumo mais apropriada para seu tratamento.

Em quantidades excessivas, o óleo pode causar confusão, tontura, sonolência e enjoos.

Porém, na dosagem adequada, o óleo é ansiolítico, analgésico e ajuda na regulagem das funções básicas do corpo.

Onde encontrar o óleo de cannabis? 

Antes de tudo é preciso ressaltar que todos os medicamentos à base de cannabis, como o Hemp Oil, precisam de uma receita médica, e não é possível comprar sem ela.

Desta forma, para consumir o óleo de cannabis o paciente deve buscar um profissional habilitado a prescrever o produto. 

Com a receita em mãos, a principal via para obter o óleo é a importação. Para isso, também é preciso uma autorização especial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A Cannect pode te ajudar

A Cannect é um exemplo de empresa que facilita a obtenção dos documentos necessários para o tratamento com óleo de cannabis (Hemp Oil). 

A healthtech atua desde o acolhimento dos pacientes, passando pela consulta com um médico prescritor, auxiliando no processo burocrático de autorização de importação e mediando a logística de entrega dos produtos. 

Além disso, a Cannect dispõe de um serviço de cuidado coordenado via telemedicina, com uma equipe de profissionais de saúde que acompanham o tratamento com cannabis do início ao fim.

Consulte um médico

Caso precise de ajuda, a Cannect disponibiliza um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta com um médico prescritor, passando pelo processo de importação do produto até o acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags: