Investidores holandeses pretendem financiar pesquisas de cannabis medicinal para tratamento de epilepsia 

Investidores holandeses pretendem financiar pesquisas de cannabis medicinal para tratamento de epilepsia 

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O Ministério da Saúde holandês anunciou que um subsídio de 1,4 milhões de euros será disponibilizado para pesquisas sobre a eficácia dos produtos cannabis medicinal no tratamento da epilepsia de difícil controle em crianças. 

A bolsa será aberta para pesquisadores que planejam realizar estudos para saber se os produtos de cannabis medicinal são capazes de reduzir a frequência/ gravidade das convulsões em crianças com epilepsia de difícil controle.

As inscrições para o tratamento estarão abertas até dia 28 de setembro de 2021. 

Essa bolsa vem como a segunda parcela do financiamento de pesquisa do governo holandês sobre o potencial da cannabis medicinal. No ano passado, um subsídio inicial de 1,9 milhões de euros foi disponibilizado para ajudar na pesquisa da cannabis medicinal para a dor neuropática. 

Os subsídios para pesquisas sobre epilepsia na infância supostamente vêm como resultado direto de uma pergunta da Câmara dos Deputados holandesa. 

A deputada Vera Bergkamp exortou o governo a ‘’realizar pesquisas em curto prazo sobre os efeitos da cannabis medicinal em crianças com epilepsia’’. 

Os candidatos aprovados devem ter o uso de cannabis medicinal do Office of Medicinal Cannabis (OMC) para suas pesquisas. 

As receitas da cannabis medicinal vendida pela OMC em outros países, foram utilizadas para financiar as ondas de subvenções.

Cannabis Medicinal em tratamentos de epilepsia de difícil controle

A evidência clínica tem demonstrado cada vez mais o potencial dos compostos de cannabis para o tratamento de várias condições.

Uma das áreas de pesquisa mais convincentes até agora tem sido o tratamento de formas raras de epilepsia de difícil controle, particularmente em crianças e adolescentes. 

As descobertas atuais sugerem que o Canabidiol (CBD) um canabinoide comum não intoxicante descoberto na planta cannabis pode ser eficaz na redução da frequência e da gravidade das crises epilépticas.

Os produtos de cannabis medicinal à base de CBD da farmácia holandesa podem atualmente ser prescritos para crianças de 2 a 18 anos com Síndrome de Dravet ou pacientes com 2 anos ou mais com síndrome de Lennox Gastaut, ambas formas raras de epilepsia resistente ao tratamento. 

Pacientes no Reino Unido também podem receber prescrição de cannabis medicinal para o tratamento de epilepsia de difícil controle, embora os pacientes continuem dependendo em grande parte do setor privado.

Referências

  • Canex

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas