Irlanda quer legalizar a maconha para uso pessoal

Irlanda quer legalizar a maconha para uso pessoal

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Texto traduzido da Forbes

Parece que a Irlanda se juntou às discussões sobre cannabis na Europa quando apresentou um projeto de lei para legalizar a cannabis para uso adulto. O Parlamento irlandês discutirá um projeto de lei apresentado pelo deputado Gino Kenny.

O projeto de lei visa modificar a Lei do Uso Indevido de Drogas, que entrou em vigor em 1977. A mudança permitiria que adultos com pelo menos 18 anos de idade possuam até 7 gramas de cannabis ou 2,5 gramas de haxixe.

O projeto de lei precisa ser votado pelo parlamento irlandês para ser aprovado. Enquanto isso, o debate sobre o PL deve ocorrer no início do próximo ano.

“Espero que o governo possa apoiar esta legislação. É oportuno. Diferentes partes do mundo estão olhando para diferentes modelos que não criminalizam as pessoas e que adotam uma abordagem de redução de danos. Estou ansioso pelo debate”, afirmou o deputado Kenny.

Na onda dos outros países?

A medida parece atuar mais como uma forma de descriminalização para acabar com o encarceramento dos usuários de cannabis do que um esforço para legalizar a cannabis para uso pessoal.

Isso mostra que a maneira como a Irlanda está mudando sua política de cannabis difere da tentativa de outros países europeus.

Malta, por exemplo, o primeiro membro da UE a legalizar a cannabis para uso pessoal em dezembro de 2021, também regulamentou o cultivo de plantas de cannabis, um elemento essencial para conter a receita do mercado ilícito e garantir produtos mais seguros.

Com a emenda aprovada na Irlanda, o assunto também pode levar as conversas sobre a cannabis para a próxima etapa e debater o cultivo de cannabis para uso pessoal.

Não vai ser fácil

Embora a emenda possa receber apoio de muitas pessoas e defensores da maconha, a Volteface, uma organização londrina pela redução de danos, informou que seria complicado obter apoio do governo porque a atual coalizão entre Fine Gael, Fianna Fáil e o Partido Verde não não tenho uma posição favorável sobre a política de cannabis.

Além disso, o projeto de lei pode enfrentar desafios para ser aprovado porque, embora alguns políticos possam concordar pessoalmente em emendar a Lei do Uso Indevido de Drogas, eles votariam contra por causa do discurso político de seu partido.

Em uma entrevista, o primeiro-ministro Micheál Martin alertou contra a glamurização da cannabis após o projeto de lei.

“Acho que devemos ter cuidado para não glamurizar a cannabis, porque há preocupações reais na comunidade de saúde e na comunidade médica sobre o que a cannabis pode fazer aos jovens”, disse ele, acrescentando que seria a favor de uma abordagem mais baseada em cuidados de saúde para o vício e alertou sobre os danos da cannabis.

“Eu preferiria um sistema que descriminalizasse no sentido de que existisse para ajudar as pessoas com problemas com substâncias nocivas como a cannabis. A cannabis também pode causar danos reais aos jovens, e muitas pessoas no mundo médico disseram isso para mim. Essa é apenas uma preocupação que tenho. Tenho sido um forte defensor da facilitação da cannabis medicinal para as pessoas “, disse ele.

Cannabis medicinal

Martin disse que o governo consultaria o serviço nacional de polícia da Irlanda, ao considerar o projeto de lei, acrescentando que ele é um grande defensor de seu uso para fins medicinais.

Embora a cannabis recreativa ainda seja ilegal, a Irlanda regulou recentemente o acesso a alguns produtos de cannabis medicinal para condições médicas específicas.

No entanto, o programa de cannabis medicinal ainda enfrenta alguns problemas e os pacientes estão sujeitos à aprovação do Ministério da Saúde para acessar o tratamento com cannabis medicinal.

No início deste ano, o governo irlandês começou a se preparar para uma Assembleia dos Cidadãos sobre o Uso de Drogas em 2023, que reunirá as pessoas para discutir questões legais e políticas significativas, e também fazer recomendações ao parlamento, e pode representar uma oportunidade para discutir o projeto de lei para legalizar a posse de maconha para uso pessoal.

Green Week na Dr. Cannabis: oportunidade para todos

A Dr. Cannabis, vertical de educação do Grupo Cannect, está participando da GreenWeek, oferecendo descontos de até 52% em cursos de formação para profissionais da saúde e público em geral, além empreendedores do mercado canábico. Aproveite! Os cursos são online. Inscreva-se agora

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas