O “barato da corrida” – porque exercício físico produz sensação de bem-estar?

O “barato da corrida” – porque exercício físico produz sensação de bem-estar?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Corrida e esportes de alta intensidade são conhecidos por causarem durante e depois da prática, uma sensação de euforia, alegria, contentamento, leveza misturada com excitação e relaxamento. 

Essa sensação se chama “runner’s high”, ou simplesmente o barato da corrida. E é um dos motivos para a corrida ser tão viciante, diminuindo o cansaço e anestesiando a dor.

O barato da corrida

O runner’s high ocorre principalmente na prática de exercícios físicos de alta intensidade e corridas de longa distância. 

E essa sensação de bem-estar, euforia e relaxamento, por muito tempo foi associada à liberação de diversos hormônios e neurotransmissores, como as endorfinas, isto é, os opioides endógenos produzidos pelo nosso corpo. 

Os estudos científicos têm cada vez mais colocado em pauta esse tema, já que apesar de as endorfinas aumentarem sua concentração no corpo após os treinos físicos, elas não ultrapassam a barreira hematoencefálica, não penetrando assim no sistema nervoso central. 

Dessa forma, não seriam capazes de causar alterações neurossensoriais – como o controle da ansiedade e o bem-estar.

Culpa dos canabinoides

 Estudos recentes têm sugerido que os endocanabinoides, isto é, os canabinoides produzidos e liberados pelo corpo humano são os grandes responsáveis por essa sensação tão positiva dos exercícios físicos. 

E o sistema endocanabinoide, rede de células receptoras que se ativam em resposta aos endocanabinoides que o corpo produz e aos canabinoides de fontes externas, como o da planta cannabis sativa, é um importante maestro que se ativa frente ao exercício físico.

Dentre os endocanabinoides implicados no “runner’s high”, a anandamida é aquela cuja função está mais bem estabelecida até o momento. 

Anandamida 

A anandamida, conhecida como a “substância da felicidade” é um endocanabinoide que age na regulação de funções psicológicas e fisiológicas do corpo humano, agindo no receptor canabinoide CB1 e produzindo efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos – que se assemelham aos do fitocanabinoide tetrahidrocanabinol(THC), o principal composto psicoativo da cannabis, responsável por dar a “alta”.

Durante e após exercícios físicos de moderada e alta intensidade, ocorre uma liberação expressiva de anandamida. 

E os últimos artigos científicos, pré-clínicos e clínicos conseguiram comprovar que a anandamida é capaz de ultrapassar a barreira do sistema nervoso central e produzir efeitos psicoativos positivos, aumentando o prazer e a motivação relacionados ao treinamento.

Impacto do sistema endocanabinoide

Os estudos já realizados nos últimos anos mostraram que, além de não penetrar na barreira hematoencefálica, o bloqueio das endorfinas não influencia no surgimento do runner’s high. 

Já o contrário, o bloqueio dos endocanabinoides como a anandamida foi capaz de anular ou reduzir a sensação de euforia e relaxamento. 

Dessa forma, a ativação do sistema endocanabinoide e a liberação de endocanabinoides seriam os principais responsáveis por atuar na redução da dor, inflamação, além de promover efeitos sedativos e ansiolíticos, característicos do runner’s high. 

Portanto, ao praticar exercício físico todos estão liberando endocanabinoides!

Sobre as nossas colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas