• 16 de outubro de 2021

O que é um budtender?

 O que é um budtender?

A nova profissão em ascensão tem feito a diferença no dia-a-dia dos dispensários. Mas o que exatamente faz um budtender?

Nos últimos dias, a Folha de S. Paulo noticiou que no Brasil já há cursos para se tornar um budtender, e ainda acrescentou que este é o novo ofício do mercado de cannabis.

Em países onde o uso recreativo é permitido, o trabalho destes profissionais já é uma realidade e fazem uma enorme diferença nos dispensários. 

Embora sem números oficiais, estima-se que dos 300 mil empregos gerados pelo mercado canábico nos Estados Unidos, por exemplo,10% são de budtender.

Mas o que exatamente é um budtender? 

  Para entender melhor o que um bartender faz, é importante compará-lo com outros profissionais. 

Pense, por exemplo, em um farmacêutico. Na drogaria, além de conhecer sobre medicamentos, dosagens e interações medicamentosas, ele também precisa atuar como uma espécie de vendedor.

Explicar o produto de forma simples, compará-lo a outros e alertar sobre os efeitos adversos, faz toda a diferença para a decisão de levar ou não do consumidor. 

Da mesma forma é o budtender. Apesar da maconha ser a droga mais utilizada no mundo inteiro, o cliente ainda possui uma série de dúvidas quando vai ao dispensário. 

Principalmente sobre qual flor usar, qual o melhor método para ingerir e o que é necessário saber antes de comprar a maconha. 

Uso medicinal

Também chamado de farmacêutico da cannabis, o seu trabalho é ainda mais necessário quando falamos da cannabis para o uso terapêutico. 

Já dissemos aqui que a cannabis medicinal é comercializada como suplemento em muitos países. Lá fora, a venda é ainda maior que a dos medicamentos e possui vários formatos, como  cápsulas, óleos e até dermocosméticos.

Por isso, a ajuda de alguém que entenda do assunto, faz toda a diferença. 

Além de saber orientar qual o melhor produto para a necessidade do cliente, o budtender também precisa saber escolher os seus fornecedores, no caso das plantas, medir as suas qualidades. 

Inovações

Um serviço que já virou até aplicativo. Uma empresa do Canadá, por exemplo, lançou um assistente virtual que oferece recomendações personalizadas para cada cliente. 

Diversos aplicativos também já orientam o cliente sobre os tipos de plantas e os efeitos no corpo e na mente.

Tainara Cavalcante

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias