• 17 de maio de 2022

O que são fazendas urbanas e qual a relação com a cannabis

 O que são fazendas urbanas e qual a relação com a cannabis

De olho nas mudanças do mercado agrícola, os produtores de cannabis também já começam a cultivar a planta em ambientes controlados. 

O plantio de cannabis no Brasil só pode ser feito através de uma ação judicial, e apenas de forma individual e para fins medicinais. Contudo, em países onde o cultivo é permitido, o conceito de “fazendas urbanas” é uma aposta para o futuro.

Trata-se de edifícios e espaços urbanos que são repensados para a produção agrícola. Diferente dos campos, o ambiente é totalmente controlado, o que evita a utilização de agrotóxicos e exposição às pragas.

Elas são como estufas, e permitem recriar condições climáticas ideais para o cultivo de vegetais em qualquer lugar. 

Vantagens das fazendas urbanas

De acordo com o professor de microbiologia e saúde pública na Universidade de Columbia, Dr. Dickson Despommier a um portal Girsl in Green, existe uma enorme diferença na produtividade.

Alfaces cultivadas na forma tradicional, por exemplo, permitem três ou quatro colheitas por ano. Mas nas fazendas urbanas, é possível ter resultados a cada seis semanas. 

Com o ambiente totalmente controlado, a segurança alimentar também é um fator que se destaca quando comparado com o campo. 

Do ponto de vista de mercado, as fazendas urbanas ajudam pequenos empreendedores e movimentam a economia e consumo  local. 

Qual a relação com a cannabis?

Embora o conceito de fazenda urbana tenha surgido há pouco tempo, já há empresas que apostaram no método com a cannabis. Como por exemplo, uma que fica em Kibutz, em Israel.

Foi lá que surgiu a primeira fazenda indoor para a plantação de cannabis medicinal do país. O espaço é totalmente digitalizado e possui um projeto de iluminação especial que ajuda as plantas a crescerem mais rápido e com qualidade.

Despoimmer acrescenta que apesar do custo alto para a implementação das fazendas urbanas, o investimento compensa.

Fazendas urbanas X Cultivo indoor 

Talvez você deva estar se perguntando qual a diferença entre as fazendas urbanas e o cultivo indoor de cannabis. E na verdade, não há quase nenhuma. São basicamente o plantio de cannabis em larga escala.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias