Sobre os tais flavonoides… 

Sobre os tais flavonoides… 

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Alguns pacientes referem que o sabor dos produtos à base de Cannabis Medicinal é incômodo. Com o passar do tempo, acabam se acostumando, mas… de onde vem o gosto característico deste medicamento?

O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO SABOR DOS PRODUTOS SÃO OS FLAVONOIDES. 

 Os flavonoides são moléculas que conferem aroma e sabor nas plantas, auxiliam na regulação do seu crescimento e atrai insetos polinizadores; ou seja, é um elemento muito importante na natureza! 

Além de exercer um papel fundamental para as plantinhas, também ganham espaço no que se refere à saúde humana, já que podem ter ação antioxidante e anti-inflamatória no nosso organismo. 

Farmacologicamente ativos

Mais do que apenas ser fundamental em fornecer a pigmentação na cor, odor, sabor e proteção, estudos apontam que os flavonoides também são farmacologicamente ativos e apresentam benefícios medicinais por meio das cannaflavins encontradas de forma exclusiva na cannabis.   

  • Cannflavin A: é ativa, com estudos mostrando que tem propriedade anti-inflamatória mais forte do que as encontradas na aspirina.

  • Cannflavin B e C: seus benefícios medicinais ainda seguem em estudo.

  • Quercetina: também pode ser encontrada em muitas frutas e vegetais. Esse composto é conhecido como um antifúngico e antioxidante.

  • Catequina : encontrada no cacau, nos chás e outros frutos além da Cannabis, também é conhecida por ser uma antioxidante com benefícios à saúde cardiovascular. 

O efeito comitiva

Não existe a possibilidade de abordarmos esse assunto e não falar um pouco sobre o efeito entourage ou efeito comitiva. 

Efeito entourage é a relação sinérgica entre todos os compostos químicos presentes na Cannabis, ou seja, ocorre quando o extrato completo da planta é utilizado (incluindo todos os canabinoides, terpenos, flavonoides, entre outras substâncias) e não apenas partes isoladas. 

No efeito em comitiva, as moléculas não só modulam os potenciais efeitos adversos de algum componente, como também, potencializam os efeitos terapêuticos. Por isso um produto de espectro amplo ou completo pode ter efeito terapêutico mais interessante, em alguns casos, que um produto isolado.

MAIS INFORMAÇÕES, POR FAVOR!

Apesar dos estudos sobre os flavonoides na cannabis ainda serem iniciais e escassos, não deixam de ser substâncias importantes no contexto da terapia canabinoide como um todo. 

Um aspecto final que vale ser destacado é que a maneira como é realizada a colheita das folhas de Cannabis e o processo de secagem das mesmas impactam na disponibilidade dos flavonoides presentes no produto ou seja, no resultado final deste sabor. 

Por essa razão, produtos de fabricantes diferentes trarão características de cor, textura, aroma e sabor distintos também.  

Alguns fabricantes, inclusive, oferecem opções de produtos saborizados artificialmente, o que pode facilitar a adesão de pacientes que se incomodam com o gosto característico da Cannabis. 

Participação especial neste artigo: Daniel Alves Fixa, enfermeiro navegador da equipe de Cuidado Coordenado da Cannect. 

Sobre as nossas colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas