Cachaça de cannabis busca ampliar debate sobre a planta 

Cachaça de cannabis busca ampliar debate sobre a planta 

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A ideia é aproximar o público sobre os benefícios da cannabis medicinal em qualquer lugar

Que tal sentar em uma mesa de bar e falar sobre as dificuldades do acesso à cannabis medicinal no Brasil enquanto toma uma cachaça com aroma de maconha? Essa foi a ideia do Carlos Castro Lyra, criador da primeira aguardente com aroma de cannabis do país.

Além do aroma, o produto também é verde, para lembrar ainda mais a erva. A bebida destilada não causa barato, pois é feita apenas dos terpenos da planta. Trata-se de substâncias presentes nas plantas e frutas responsáveis pelo aroma e  pelo sabor. 

Mas o propósito da chamada Canna Hemp, é muito mais do que ser uma novidade. O empresário quer furar a bolha da cannabis no Brasil.

Por que quase ninguém sabe sobre as propriedades da cannabis?

Carlos possui fibromialgia, uma condição reumatológica que gera fortes dores na musculatura. Passou a utilizar a cannabis como tratamento há cinco anos e com os resultados, veio a vontade de saber mais sobre a plantinha.

“Um dia eu cheguei no médico em crise e disse que estava insuportável conviver. O que ele estava me medicando não resolvia e ele disse que não tinha solução.” lembra Lyra. 

O médico então perguntou se ele tinha algum problema em optar pela cannabis. O empresário não pensou duas vezes. 

 Após presenciar os benefícios, ele começou a pesquisar e ler bastante sobre o assunto. Fez cursos, consultorias, mas sentiu que parte da sociedade estava fora do debate. Não por opção, mas por falta de conhecimento. 

“A situação é muito grave e pertence a todos nós, não pode ninguém ficar de fora.  Digo que o preconceito é surdo e não ouve a dor do próximo, isso foi o que me fez pensar em uma cachaça com aroma de cannabis”, diz.  

A cachaça artesanal não tem CBD (canabidiol) e nem THC (tetrahidrocanabinol), mas possui a presença e o aroma de cannabis como se estivesse em combustão.  

Furando a bolha

Essa não é a primeira vez que o empresário desenvolve produtos destilados. Há cinco anos ele produziu uma aguardente comemorativa em homenagem aos 90 anos da escola de Samba Mangueira. 

Também foi responsável pela  criação de uma cachaça comemorativa do Gay Games, uma espécie de Olimpíada apenas com pessoas da comunidade LGBQIA+. Os jogos são disputados por quase cem países em 36 modalidades esportivas.

Em 2022, o empresário também desenvolveu um destilado comemorativo ao grupo Samba do Trabalhador, que tem como frente o sambista Moacyr Luz.

Agora, segundo Lyra, a bebida com aroma de maconha  busca trazer para todas as camadas da sociedade o debate sobre a legalização da maconha no Brasil. “Uma provocação positiva na mesa dos bares”, diz.

A cachaça será lançada no fim do mês. 

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.

Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas