É necessário ter um acompanhamento no tratamento com a cannabis?

É necessário ter um acompanhamento no tratamento com a cannabis?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Tratar-se com cannabis medicinal não é apenas tomar o óleo ou aplicar canabinoides em uma região do corpo, no caso dos produtos tópicos

Essa terapêutica é individualizada e pode ter efeitos diferentes em cada paciente. Pode ser que duas pessoas da mesma idade iniciem um tratamento com o mesmo tipo de óleo mas a dosagem terapêutica seja diferente.

Isso ocorre porque cada indivíduo tem seu próprio Sistema Endocanabinoide e absorve os canabinoides da planta de um jeito diferente. 

Em um exemplo prático, pode ser que uma pessoa seja mais suscetível ao efeito do THC (tetrahidrocanabinol) do que outras. 

Tratamento individualizado

Além disso, o tratamento com canabinoides deve se adequar ao dia a dia do paciente, como ao trabalho, à alimentação, à prática de atividades físicas e até mesmo ao horário de descanso.

Para o enfermeiro Vitor Azevedo, que também atende pela plataforma, a progressão ideal do tratamento exige paciência para atender às expectativas dos pacientes. 

“Muitas vezes eles podem ter um histórico negativo com outras medicações, justificativa que torna a escuta necessária ao longo dos atendimentos”, esclarece. 

Por isso, entender as dores de cada paciente e saber ouvir é o primeiro passo para garantir que o tratamento está sendo eficiente. 

De acordo com Azevedo, até mesmo a comunicação entre o Cuida e os médicos ou dentistas deve ser planejada, pois o paciente pode sentir vergonha ou insegurança de dizer o que está sentindo. 

Cuidado continuado 

Por isso, acompanhar o paciente no seu tratamento é fundamental. Como o programa da Cannect chamado Cannect Cuida. 

Desenvolvido por um grupo de enfermeiros especialistas em cannabis medicinal, o programa busca tirar as dúvidas sobre a terapia com canabinoides e as condições de saúde que podem ser tratadas. 

De acordo com o enfermeiro Daniel Fixa, a Cannect monitora a situação de cada paciente, alertando sobre os possíveis efeitos colaterais do tratamento indicado pelo profissional de saúde e sobre o que pode (e o que não pode) ao longo do processo.

O Cannect Cuida é um programa gratuito e contínuo, e pode ser estendido pelo paciente pelo tempo que quiser. A ideia é fazer o acompanhamento de todas as etapas do tratamento, e quando necessário, alertar os profissionais de saúde sobre mudanças na dose terapêutica. 

Contudo, o enfermeiro alerta que a decisão de escolher aumentar a dose ou mudar o produto sempre será do médico ou dentista que fez a prescrição. 

Fale com os nossos enfermeiros

Sobre as nossas colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas