Eu ainda posso comprar flores de cannabis?

Eu ainda posso comprar flores de cannabis?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A Anvisa esclareceu que as flores de cannabis poderão ser importadas até o dia 20 de setembro para pessoas que possuem uma autorização e receita médica

Eu ainda posso comprar flores de cannabis?
Foto: Freepik

No dia 19 do mês passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nota técnica esclarecendo que “a importação da Cannabis in natura, bem como de flores e partes da planta não está mais permitida”.

A justificativa da nota está no que ela considerou um “alto grau de risco de desvio para fins ilícitos e a vigência dos tratados internacionais de controle de drogas dos quais o Brasil é signatário”, escreveu no comunicado.

A medida passou a valer um dia depois do anúncio, mas haverá um período de 60 dias para a conclusão das importações.

Mas eu já tinha comprado as minhas flores, e agora?

Nós perguntamos à agência e ela nos respondeu: 

De acordo com a Anvisa, se você está esperando as suas flores chegarem, não se preocupe, pois as importações que já começaram não sofrerão restrições e vão chegar normalmente na sua casa. 

O órgão ainda esclareceu que “os embarques dos produtos no exterior iniciados durante a validade da autorização, poderão ser concluídos, mesmo que a carga chegue após o dia 20 de setembro”. 

O que a Anvisa não vai fazer mais é emitir novas autorizações para a importação de flores.

Eu ainda posso comprar flores?

Sim! 

As autorizações de importação concedidas pela Anvisa normalmente valem por dois anos, no caso das plantas in natura, o que a Anvisa fez foi diminuir o prazo para o dia 20 de setembro. Após essa data, não será mais possível importar. 

 Então, se você ainda tem a sua autorização, vai poder adquirir mesmo que o produto chegue depois da data estipulada.

Mas vai ter que correr, pois os produtos também só podem sair dos países de origem  até o dia 20 de setembro

Vou poder usar as flores depois do dia 20?

A Anvisa também respondeu a este questionamento. Segundo o órgão, se o paciente importou de forma legal durante o prazo, poderá fazer o uso normalmente até que os seus produtos acabem. 

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.

No caso das flores, só poderemos te auxiliar se você for um paciente com  autorização emitida antes do dia 20 de julho. Clique aqui

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas