Análise revela metais pesados em cartuchos para vapes de cannabis

Análise revela metais pesados em cartuchos para vapes de cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Com informações de Norml e Kaya Mind

O uso de certos cartuchos de cannabis em vaporizadores pode resultar em exposição a metais pesados, de acordo com uma análise de produtos disponíveis no mercado canadense.

As descobertas foram apresentadas na reunião de primavera da American Chemical Society. No Brasil, a comercialização destes produtos é ilegal, apesar da alta procura e consumo. 

Cientistas canadenses analisaram 41 produtos em busca de metais pesados, incluindo chumbo, cádmio, arsênico e mercúrio, e vários dos líquidos nos cartuchos de vapor testaram positivo para contaminação por metal. 

Os pesquisadores canadenses constataram ainda que os produtos obtidos de produtores não regulamentados tinham maior probabilidade de conter níveis elevados de metais pesados do que os produtos legalmente regulamentados. 

As descobertas são consistentes com os dados dos EUA que relatam que o uso de alguns dispositivos eletrônicos de cannabis disponíveis no mercado pode resultar na exposição a metais indesejados, incluindo cobre, níquel e chumbo.

Testes de terceiros de produtos delta-8 não regulamentados e cartuchos de vaporizador de CBD também identificaram a presença de metais pesados, incluindo arsênico, cromo e mercúrio.

Ainda segundo a análise, partículas de tamanho nanométrico estavam presentes antes de o mecanismo de aquecimento dos produtos ser ligado – sugerindo que contaminantes metálicos podem ser produzidos durante o processo de produção e não durante o uso dos produtos.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas