Pesquisa Datafolha: ansiedade, sono e má alimentação podem ser tratadas com cannabis

Pesquisa Datafolha: ansiedade, sono e má alimentação podem ser tratadas com cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Um terço dos brasileiros relata ter ansiedade, problemas com sono e alimentação. Entenda como a cannabis pode resolver as principais queixas relatadas na pesquisa

Arte: Freepik

O Instituto Datafolha publicou neste sábado (19) uma pesquisa apontando que um terço dos brasileiros relata ter problemas frequentes com três queixas recorrentes de quem procura tratamento com cannabis: ansiedade, sono e alimentação.

Além disso, 21% da população pesquisada teve diagnóstico de ansiedade feito por um profissional de saúde mental (psicólogo, psiquiatra ou terapeuta) nos últimos 12 meses. Dentre os diagnósticos, 15% foram para depressão e 8% para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A pesquisa foi realizada com 2.534 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 31 de julho e 7 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o levantamento, 23% dos homens e 38% das mulheres se sentem ansiosos sempre ou frequentemente.

Como a cannabis pode ajudar?

A mudança de hábitos é fundamental para tratar as três queixas mas, quando isso não é suficiente, o uso de terapia e medicamentos também pode ser eficaz.

Um estudo publicado no The Journal of Clinical Psychiatry, em 2022, constatou que tratamentos com o CBD (Canabidiol) em jovens de 12 a 25 anos podem diminuir a ansiedade em até 50% dos pesquisados.

“Acho que a descoberta mais emocionante do estudo foi que a gravidade da condição, que era em média grave a muito grave, caiu 50% no final do estudo”, afirma o professor Paul Amminger, um dos autores do estudo.

Para tratar problemas de sono, a cannabis também é uma poderosa aliada. Isto porque os canabinoides ajudam a regular a homeostase, ou seja, o controle de várias funções do organismo. Através deste sistema, os canabinoides elevam a biodisponibilidade de serotonina, um neurotransmissor que regula o sono e outros processos do corpo.

Para a alimentação, a cannabis também pode contribuir, já que o THC (Tetrahidrocanabinol) é um conhecido estimulante de apetite. Pouco se fala, no entanto, do potencial inibidor de apetite da cannabis.

Um canabinoide chamado THCV (Tetrahidrocanabivarina) tem se revelado como um suplemento capaz de promover a perda de peso devido à sua capacidade de suprimir o apetite, sem causar qualquer efeito colateral negativo, permitindo, dessa forma, um maior controle sobre a ingestão de alimentos.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas