Purple Haze: De Jimi Hendrix à cannabis

Purple Haze: De Jimi Hendrix à cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Devido ao seu efeito potente e energético, muitas pessoas atribuem o nome desta strain à música de Jimi Hendrix, mas quais as suas verdadeiras relações?

Foto: Freepik

Roqueiros mais experientes e apaixonados por música devem conhecer o nome “Purple Haze” de um dos maiores sucessos do famoso guitarrista dos anos 70 Jimi Hendrix.

Apesar de sua morte prematura, com 27 anos, as canções de Jimi Hendrix ficaram eternizadas na história da música mundial e, inevitavelmente, na cultura psicodélica.

Mas para os entusiastas do mundo canábico, o nome Purple Haze remete não apenas à canção de Hendrix, mas também a um tipo de cannabis.

O que é Purple Haze?

Purple Haze é o nome de uma strain, ou cepa, de cannabis. 

Cepa, ou strain, é a nomenclatura botânica usada para agrupar plantas da mesma espécie.

A Purple Haze é derivada de um cruzamento das strains “Purple Thai” e “Haze” e tem em sua linhagem genética a predominância da espécie Sativa, além de uma pequena parte da espécie Indica.

As principais diferenças entre Sativa e Indica são formato, lugares de origem, tempo de floração, tamanho e efeitos.

É a partir destas duas espécies que são feitos cruzamentos genéticos, dando origem a toda a diversidade de plantas de origem canábica.

Por que Purple Haze tem este nome?

Acredita-se que a cepa Purple Haze tem este nome em homenagem a uma canção composta por Jimi Hendrix, em 1967, mas esta é apenas uma teoria.

A canção abre o disco “Are You Experienced?”, uma das principais referências do rock psicodélico. 

O escritor e biógrafo Eddie Kramer ficou impressionado com a potência da canção, quando ouviu pela primeira vez, durante seu processo de gravação no estúdio. 

“Você sabe, eu ainda estava conectado aquilo e meu Deus, foi apenas uma revelação pra mim… Você sabe, eu nunca tinha ouvido nada parecido na minha vida”, disse Kramer.

Esta sensação de potência muitas vezes é relacionada aos efeitos psicoativos desta espécie de cannabis.

Purple Haze: efeitos e características

Segundo o Leafly, um site que classifica os efeitos das cepas canábicas, a Purple Haze tem os seguintes efeitos:

  • Euforia energética
  • Criatividade
  • Alta comunicação

O site define a sensação como “apogeu psicodélico”, e atribui sua alta procura a uma “estimulação cerebral de alta energia que desperta a criatividade e o contentamento ao longo do dia.”

No entanto, alguns efeitos negativos também podem ser notados, como:

  • Boca seca
  • Paranoia
  • Tontura

Estes efeitos são catalogados com base em respostas de uma base de dados composta por usuários do site.

São características comuns da Purple Haze: 

  • Paladar: sabores doces e terrosos;
  • Olfato: notas de frutas silvestres e especiarias;
  • Visual: cor roxa vibrante como lavanda

Terpenos são os compostos químicos presentes na cepa que determinam o sabor e o aroma de uma cepa de cannabis, e também podem modificar seus efeitos

Os principais terpenos da Purple Haze são o Mirceno (aroma de ervas), Cariofileno (pimenta) e Limoneno (cítrico).

Purple Haze: Indicações e restrições legais

Com base em respostas dos internautas, o site Leafly indica a strain Purple Haze para problemas como estresse, ansiedade e depressão.

Porém, segundo a legislação brasileira, a importação de produtos derivados de cannabis só é permitida aos que possuem “predominantemente CBD (canabidiol) e não mais que 0,2% de THC (tetrahidrocanabinol)”.

Produtos com teor de THC acima de 0,2% são destinados estritamente para pacientes em situações clínicas irreversíveis ou terminais. 

Por isso, lembramos que a cannabis é um recurso terapêutico que deve ser usado sob a supervisão de um médico. 

A Cannect pode te ajudar

A Cannect é um exemplo de empresa que facilita a obtenção dos documentos necessários para o tratamento com cannabis. 

A healthtech atua desde o acolhimento dos pacientes, passando pela consulta com um médico prescritor, auxiliando no processo burocrático de autorização de importação e mediando a logística de entrega dos produtos. 

Além disso, a Cannect dispõe de um serviço de cuidado coordenado via telemedicina, com uma equipe de profissionais de saúde que acompanham o tratamento com cannabis do início ao fim.

Consulte um médico

Caso precise de ajuda, a Cannect disponibiliza um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta com um médico prescritor, passando pelo processo de importação do produto até o acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas