Outras substâncias da cannabis podem ser a chave para ‘desbloquear’ mais efeitos da planta, segundo estudo

Outras substâncias da cannabis podem ser a chave para ‘desbloquear’ mais efeitos da planta, segundo estudo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A revisão científica mostrou que o potencial máximo da cannabis pode estar na ação conjunta de terpenos e flavonoides

Outras substâncias da cannabis podem ser a chave para ‘desbloquear’ mais efeitos da planta, segundo estudo
Foto: Freepik

Uma nova pesquisa realizada na Austrália e publicada no mês passado reforçou a ideia de que outros compostos da cannabis são tão importantes quanto o CBD (canabidiol) ou o THC (tetrahidrocanabinol) nos tratamentos.

O estudo foi uma revisão da literatura que explorou os benefícios do famoso Efeito Entourage, também conhecido como Efeito Comitiva. Ele defende que a junção dos componentes da planta são mais potentes que usados separadamente.

A pesquisa explorou os efeitos não só dos canabinoides, mas também dos flavonoides e terpenos. “Evidências emergentes sugerem que estes constituintes, particularmente canabinoides e terpenos, desempenham um papel substancial na interação e colaboração”, escreveram.

Os investigadores defendem que, somente examinando as interações será possível “desbloquear todo o potencial terapêutico da planta”. Quando se dá mais atenção às proporções distintas de canabinoides, terpenos e flavonoides em variedades ou produtos específicos, é possível desenvolver intervenções medicinais mais “personalizadas”.

Melhorar e modular o efeito um do outro

Os componentes da cannabis interagem com o Sistema Endocanabinoide, um sistema que funciona em nível molecular ajudando a restaurar a homeostase, ou seja, o equilíbrio de várias funções do corpo. 

Assim, podem ser úteis como analgésicos, anti-inflamatórios e possuem capacidades neuroprotetoras. Por outro lado, segundo os pesquisadores, é cada vez mais evidente que os seus efeitos não são atribuídos apenas às suas ações, mas também por outros compostos da planta.

Os terpenos, por exemplo, podem interagir com os receptores de neurotransmissores, enzimas e membranas celulares, diz o estudo. Mas também podem influenciar a farmacodinâmica dos canabinoides, melhorando e modulando os seus efeitos.

O estudo ainda fornece uma imagem complexa das redes de interações químicas que podem influenciar os efeitos da cannabis sobre as pessoas.

“Explorar a biossíntese, as bioatividades e as aplicações biotecnológicas destes compostos é fundamental para aproveitar o seu potencial terapêutico e diversificar as opções de tratamento”, acrescentaram.

 Aprenda sobre cannabis medicinal!

A Dr. Cannabis é um portal de educação sobre a planta que pode te ajudar de várias maneiras, desde a prescrição, cuidado até o funcionamento do mercado. Veja mais

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas