CFM vai abrir consulta pública sobre resolução que restringe uso do canabidiol

CFM vai abrir consulta pública sobre resolução que restringe uso do canabidiol

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Para o Conselho, evidências “frágeis” quanto à eficácia do canabidiol justificam a necessidade de ampliar o debate

Imagem: Freepik

O Conselho Federal de Medicina soltou uma nota nesta quinta-feira (20), afirmando que abrirá consulta pública para manter aberto o diálogo sobre a resolução nº2.324, que trata dos critérios para a prescrição do canabidiol no Brasil.

O público interessado deve apresentar suas opiniões em uma plataforma disponibilizada pelo órgão a partir do dia 24 de outubro. As sugestões serão recolhidas até 23 de dezembro de 2022. 

Para o Conselho, a consulta pública serve para ampliar o debate sobre a necessidade do medicamento pois, segundo a nota, as evidências quanto à eficácia do canabidiol no tratamento da maioria das doenças ainda são “frágeis”.

Leia também: Senado protocola projeto de decreto que pretende vetar resolução do CFM

Panos quentes

A consulta pública não tira a validade da Resolução, que permanece em vigor, mas é uma manobra para acalmar os ânimos que se exaltaram durante a última semana em que a decisão foi publicada. 

Até agora, dois órgãos federais se posicionaram exigindo explicações sobre a resolução: o Ministério Público Federal instaurou procedimento para apurar a resolução, e o Senado Federal protocolou um Projeto de Decreto Legislativo no intuito de sustar o documento.

Além disso, pelo menos cinco capitais têm protestos marcados nas sedes dos Conselhos Regionais de Medicina.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas